PSafe nega concorrência desleal

A desenvolvedora PSafe, criadora do app PSafe Total, negou no dia 17/8 a acusação de concorrência desleal do Baidu, recebendo com “indignação e estranheza” a ação do concorrente. A PSafe também se coloca à disposição das autoridades brasileiras para esclarecimentos referentes ao episódio.

Em comunicado oficial, a companhia esclarece que está sendo “injustamente atacada, mas continuará defendendo o mercado nacional de tecnologia e segurança na internet, por considerar que a internet segura é um bem público para o brasileiro.”

No dia 14/8, a Baidu teria entrado com um processo na Justiça de São Paulo contra a Psafe, alegando que a mesma estaria manipulando informações e praticando concorrência desleal. A multa seria de mais de R$ 500 mil e a exclusão do app PSafe Total do Google Play, em caso de condenação.

De acordo com a PSafe, as acusações da Baidu não têm “mérito”, pois nunca registrou sites para atacar competidores. “A PSafe apenas criou sites que ficaram no ar durante curto período, focados em ajudar os internautas brasileiros a resolver problemas causados pelos produtos da Baidu para PC, problemas estes que são alvos de críticas até hoje.”

Entre os produtos da concorrente citados pela PSafe, estão os apps Hao123, PC Faster, Baidu Antivirus e Spark Browser. Como os usuários reclamavam da dificuldade de desinstalar os aplicativos, a PSafe disse que criou soluções voltadas ao tema.

Um dos motivos de a Baidu entrar na Justiça contra a PSafe foi que o app PSafe Total estaria selecionando programas da Baidu para desinstalação.

Um pesquisador contratado pela Baidu testou o PSafe Total em smartphones com apps do Baidu e apareceram alertas falando dos “riscos” desses app ao usuário, pois, ao “pedir permissões excessivas”, o uso poderia ter fins “maliciosos”. O PSafe Total também excluiria apps do Baidu (mesmo muito usados), na hora de deletar apps pouco usados. E um app criado exclusivamente para testes e sem função, o Dummy Browser, teria sido classificado como “perigoso” pelo PSafe Total.

Procurado pelo ResenhaTech para falar sobre o teste, o PSafe não respondeu até a publicação deste post. Caso haja resposta, ela será publicada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s