Internet das coisas: os aparelhos da Samsung que vão deixar sua vida mais conectada

Na IFA, maior feira de tecnologia da Europa que acabou no último dia 7, a Samsung mostrou como as casas vão funcionar quando os aparelhos domésticos forem conectados à internet.

“Para a Samsung, a IFA 2015 tem tudo a ver com a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Temos certeza que a IoT vai revolucionar o mundo dos eletrônicos de consumo, e esta é a nossa oportunidade de atualizar a todos sobre o quanto avançamos em apenas um ano”, disse Won-Pyo Hong, diretor de marketing da Samsung Electronics.

Hong se referia a dispositivos como o SmartThings, sensor em forma de cubo que envia informações ao app instalado no smartphone sobre todos os produtos que estiverem conectados à plataforma. Isso quer dizer que, do celular, o dono pode ligar e monitorar câmeras, cafeteiras e até a máquina de lavar.

O cubo se conecta a outros sensores que fazem funções diversas, como detecção de movimento, câmeras e controle de eletrodomésticos. No trabalho, uma mãe pode receber uma mensagem ou visualizar as imagens de seu filho chegando em casa.

O mesmo processo de monitoramento pode ser usado para saber se alguém invadiu a casa: quando há movimento, as câmeras são acionadas e disparam as imagens pelo smartphone.

O SmartThings não foi o único dispositivo IoT anunciado pela fabricante coreana. O SleepSense é um monitor inteligente de sono, que ajuda o usuário a dormir melhor. Colocado debaixo do colchão, o aparelho registra a respiração, os batimentos cardíacos e a movimentação durante o sono. E quando o usuário adormece, o dispositivo desliga automaticamente a TV e ajusta o ar condicionado para a configuração mais favorável a um sono tranquilo.

Ao acordar no dia seguinte, o usuário pode ligar a cafeteira via celular, enquanto se lava e escova os dentes, e tomar o café logo em seguida. Saindo para o trabalho, se o dono tiver uma BMW ou Volkswagen, pode destravar o carro remotamente e checar as condições de funcionamento do veículo pelo smartphone.

Ao dirigir, pode conectar o celular ao carro e receber ligações, ouvir a música do playlist e consultar a melhor rota para o trabalho. Mas, por enquanto, a Samsung só tem parceria de IoT com as duas montadoras.

As tecnologias de IoT caminham a passos largos, como demonstrou o executivo da Samsung. O futuro em que as pessoas podem monitorar o que se passa em suas casas já é realidade.

Por outro lado, o preço cobrado pela tecnologia é que o usuário tem que andar com um celular o tempo inteiro, para checar informações e interagir no mundo virtual. Para quem acha que isso está longe de ser uma comodidade, o jeito é deixar o smartphone desligado e esquecer o mundo virtual por pelo menos algumas horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s