Sem volante e sem pedais: o carro do Google vem aí

Se depender do Google, dirigir com as mãos no volante vai virar coisa do passado dentro de alguns anos. Até 2020, deverão estar disponíveis nas lojas americanas as primeiras versões comerciais do Google Self-Driving Car, um miniveículo de dois lugares mais conhecido pela sigla SDC.

O carrinho parece uma miniatura do Fiat 500, mas tem espaço de sobra para acolher os dois passageiros. Será que é porque não tem volante nem pedais? Provavelmente sim, porque eles não fazem falta no protótipo.

Sensores no teto e nas laterais do carro são ativados assim que o motor é ligado. Para isso, basta apertar o botão no meio dos passageiros. Nesse instante, o carro se conecta com o Google Street View, que calcula a melhor rota a ser usada.

Sistemas de inteligência artificial, radares e sensores LIDAR (tecnologia ótica que usa ondas de luz para colher informações sobre o ambiente) começam a guiar o carro pelas ruas, a uma velocidade de aproximadamente 40 km/h.

A sensibilidade do carro para obstáculos é grande, de acordo com os desenvolvedores do projeto. Quando necessário, o SDC respeita sinais vermelhos e desvia de pedestres, ciclistas e outros carros.

Ok, mas qual a chance de um carro sem volante, de dois lugares e que não ultrapassa 40 km/h fazer sucesso? Na verdade, o SDC cai como uma luva para pessoas idosas, com alguma limitação física ou que simplesmente não querem dirigir.

Certamente o carro do Google não vai tornar os carros atuais obsoletos. Tanto que a própria empresa descartou a ideia de se posicionar como fabricante de automóveis. O objetivo do SDC é se tornar uma opção de mobilidade para pessoas que não querem ou não podem dirigir.

Nos Estados Unidos, a infraestrutura tecnológica de dados torna o desenvolvimento de um invento como o SDC totalmente viável. Por aqui, resta torcer para a nossa rede de dados aumentar e suportar a navegação por GPS em larga escala para, quem sabe, ter os SDC no menor tempo possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s