🌐 Trabalha, estuda, assiste streamings ou até mesmo joga online em casa? Se sim, ter o melhor roteador Wi-Fi é mais do que necessário. O dispositivo acaba com problemas de conexão em momentos de foco e descontração no seu lar.
Normalmente, o serviço de internet contratado instala um roteador padrão nas residências. Na maioria das vezes, porém, o aparelho tem limitações importantes quando comparado às opções disponíveis no mercado.
😐 Mesmo com um bom plano de velocidade, o usuário precisa lidar com travamentos em filmes, séries ou transmissões ao vivo, por exemplo. Assim como, vê a conexão simplesmente desaparecer em um ou outro cômodo.
Além disso, o Wi-Fi fica lento se houver 3, 4 ou 5 pessoas conectadas à mesma rede de comunicação. Uma vez que, a ausência de tecnologias recentes compromete a capacidade do roteador em situações parecidas.
🌐 Neste contexto, um modelo de roteador avançado faz toda a diferença. Por isso, comparamos e selecionamos as melhores opções para você se livrar de vez de qualquer dor de cabeça relacionada a conexão Wi-Fi da sua casa. Confira!
1.
Roteador Wi-Fi TP-Link Deco S7
🥇 Para começar com o pé direito, não podíamos falar de outro roteador Wi-Fi a não ser o TP-Link Deco S7. É simplesmente o vencedor do comparativo das melhores opções disponíveis no mercado, por oferecer um ótimo custo-benefício.
O roteador mesh da TP-Link trabalha com frequência dual band, isto é, funciona em 2.4 GHz e 5 GHz. Assim como, tem certificação Wi-Fi 5. Então, chega até 1900 Mbps de velocidade combinada.
Além disso, o aparelho suporta uma alta carga de conexões. É possível usar até mesmo 100 dispositivos na rede sem ter que lidar com lentidão ou instabilidade durante o uso.
🦾 Sem contar que, a cobertura do TP-Link Deco S7 é excelente. Ele conta com duas unidades que podem ser postas em pontos estratégicos da casa para manter o sinal da internet forte o bastante em todos os cômodos. Entre as vantagens, ainda estão:
- aplicativo móvel;
- fácil configuração;
- controle parental;
- Ethernet Gigabit completa.
Especificações
Frequência: 2.4 GHz e 5 GHz
Largura de banda: 600 Mbps (2.4 GHz) e 1300 Mbps (5 GHz)
Certificação: Wi-Fi 5
Capacidade máxima de dispositivos conectados: 100
Cobertura: 520 m²
Recursos extras: portas Ethernet Gigabit; aplicativo móvel; controle parental
Prós
Contras
2.
Roteador Wi-Fi TP-Link Archer C60
🥈 Por sua vez, o TP-Link Archer C60 é o modelo roteador Wi-Fi mais vendido nos últimos tempos. Obviamente, não é à toa. Existem diversas vantagens na opção que chamam a atenção dos consumidores.
A primeira é a conexão simultânea entre as frequências 2.4 GHz e 5 GHz. Se somadas a largura de banda de ambas, a velocidade do roteador ultrapassa a faixa de 1200 Mbps. É o suficiente para usar a internet em qualquer atividade sem interrupções.
📲 Assim também, o modelo de roteador Wi-Fi Archer C60 possui beamforming. Ou seja, uma tecnologia capaz de melhorar a eficiência da transmissão sem fio aos dispositivos conectados.
No mais, a opção tem 5 antenas para uma boa cobertura nas duas frequências. Além de controle parental e rede para convidados que podem ser configurados no aplicativo Tether.
Especificações
Frequência: 2.4 GHz e 5 GHz
Largura de banda: 450 Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz)
Certificação: não informado
Capacidade máxima de dispositivos conectados: não informado
Cobertura: não informado
Recursos extras: aplicativo Tether; controle parental; rede de convidados
Prós
Contras
3.
Roteador Wi-Fi TP-Link Gigabit
🥉 Procura um roteador Wi-Fi com recursos avançados, mas por um preço que cabe no seu bolso? Sem dúvidas, o TP-Link Gigabit é a opção ideal para ficar longe de problemas de conexão em sua residência.
O modelo também funciona a partir de duas frequências. São 300 Mbps de largura de banda para 2.4 GHz e 867 Mbps para 5 GHz. Assim, fornece um total de 1.2 Gbps de velocidade conjunta.
Da mesma forma, o roteador Wi-Fi da TP-Link conta com a tecnologia MU-MIMO. Ela faz a transferência de dados para diversos dispositivos com desempenho até 2 vezes mais rápido.
📶 Mas não é só isso. O TP-Link Gigabit acompanha 4 antenas equipadas com beamforming e multi-modo 2 em 1. Além de ser um roteador, o aparelho funciona como um ponto de acesso.
Especificações
Frequência: 2.4 GHz e 5 GHz
Largura de banda: 300Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz)
Certificação: não informado
Capacidade máxima de dispositivos conectados: não informado
Cobertura: não informado
Recursos extras: multi-modo 2 em 1 (roteador e ponto de acesso)
Prós
Contras
4.
Roteador Wi-Fi Intelbras Wi-force
🎮 Entre os melhores roteadores Wi-fi, também está o Intelbras Wi-force. É um modelo simples e funcional para você trabalhar, estudar ou se divertir sem preocupações quanto à conexão de internet.
A opção opera com 300 Mbps em 2.4 GHz e 867 Mbps em 5 GHz. Ela também tem certificação Wi-Fi 5, beamforming e MU-MIMO. Com isso, garante uma conexão veloz e estável. Ainda que tenha vários dispositivos ativos na rede.
Além disso, o Intelbras Wi-force permite priorizar o uso da internet para determinado celular, computador ou console quando for necessário. Ainda há funções que auxiliam na gestão e segurança da rede no modelo, a exemplo de:
- site survey;
- ping;
- visualização dos dispositivos conectados;
- velocidade em tempo real;
- atualizações de firmware.
Especificações
Frequência: 2.4 GHz e 5 GHz
Largura de banda: 300Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz)
Certificação: Wi-Fi 5
Capacidade máxima de dispositivos conectados: não informado
Cobertura: não informado
Recursos extras: site survey; ping; visualização dos dispositivos conectados; velocidade em tempo real; atualizações de firmware
Prós
Contras
5.
Roteador Wi-Fi Huawei AX3
🔥 Mais uma excelente opção de roteador Wi-Fi é o Huawei AX3. A opção se destaca por ser prática e eficiente. Uma vez que, tem uma série de tecnologias recentes que aumentam seu desempenho e possibilidades de uso.
Ele conta com Wi-Fi 6 de quatro núcleos, por exemplo. Dessa maneira, o roteador é capaz de chegar até 3000 Mbps de velocidade e deixar o sinal de conexão ainda mais potente.
Mas não para por aí. O Huawei AX3 também possui maior largura de banda com 160 MHz para evitar atrasos. Além de suportar até 128 dispositivos na rede sem perder qualidade. Ainda tem mais:
- rede mesh;
- gestão por aplicativo móvel;
- controle parental;
- portas de Ethernet Gigabit.
Especificações
Frequência: não informado
Largura de banda: 160 MHz
Certificação: Wi-Fi 6
Capacidade máxima de dispositivos conectados: 128
Cobertura: não informado
Recursos extras: rede mesh; gestão por aplicativo móvel; controle parental; portas de Ethernet Gigabit
Prós
Contras
6.
Roteador Wi-Fi TP-Link Archer C80
💥 Outro ótimo modelo entre os melhores roteadores Wi-Fi é o TP-Link Archer C80. Na opção, você encontra diversas funcionalidades que favorecem uma alta performance de conexão.
A tecnologia MIMO 3 x 3, por exemplo, faz a transferência de dados entre o roteador e dispositivos acontecerem em 3 fluxos. Em função disso, o pareamento é muito mais eficaz.
Assim também, o Archer C80 tem beamforming e MU-MIMO. Ambos os recursos elevam consideravelmente o desempenho da conexão. Entre os benefícios, também estão:
- aplicativo móvel;
- controle parental;
- rede de convidado;
- portas Ethernet Gigabit.
Especificações
Frequência: 2.4 GHz e 5 GHz
Largura de banda: 600 Mbps (2.4 GHz) e 1300 Mbps (5 GHz)
Certificação: não informado
Capacidade máxima de dispositivos conectados: não informado
Cobertura: não informado
Recursos extras: aplicativo móvel; controle parental; rede de convidado; portas Ethernet Gigabit
Prós
Contras
7.
Roteador Wi-Fi Intelbras Twibi Force
😯 Enfim, o modelo que fecha o nosso ranking de melhores roteadores Wi-Fi é o Intelbras Twibi Force. Ele é compacto, cobre uma área ampla e é cheio de recursos avançados.
Para dar um ar de sofisticação, o design da opção da Intelbras é bem discreto em tamanho. Ele também vem em dose dupla, isto é, com duas unidades. Isso porque, possui a tecnologia inMesh que expande ― e muito ― o alcance da rede.
As tecnologias MU-MIMO e OFDMA do roteador Twibi Force ainda deixam o Wi-Fi em alto nível. Ela se mantém veloz, estável e responsiva mesmo com múltiplos dispositivos conectados. Conheça outras vantagens do modelo:
- aplicativo Meu Wi-Fi Intelbras;
- Wi-Fi 6;
- reduz consumo de baterias de dispositivos conectados;
- menos interferência de redes vizinhas.
Especificações
Frequência: 2.4 GHz e 5 GHz
Largura de banda: 300 Mbps (2.4 GHz) e 1200 Mbps (5 GHz)
Certificação: Wi-Fi 6
Capacidade máxima de dispositivos conectados: 128
Cobertura: 280 m²
Recursos extras: aplicativo Meu Wi-Fi Intelbras; TWT e BSS Coloring
Prós
Contras
Como escolher o modelo ideal entre os melhores teclados mecânicos?
Provavelmente, você está se perguntando: “mas qual o melhor roteador Wi-Fi residencial para atender minhas necessidades específicas?” Para chegar no modelo ideal, considere os seguintes pontos:
Frequência
🖥️ Os roteadores Wi-Fi operam em duas frequências diferentes: 2.4 GHz e 5 GHz. Isso porque, são as ondas que a maioria dos celulares, tablets e computadores fabricados suportam, por exemplo.
A grande vantagem de roteadores com frequência de 2.4 GHz é o alcance. A cobertura do aparelho é bem ampla. Em compensação, a qualidade da conexão não é das melhores.
Por outro lado, modelos de roteador de 5 GHz possuem um alcance menor. Só que, a velocidade, estabilidade e latência do Wi-Fi são bem superiores em paralelo às opções de 2.4 GHz.
Tipo de roteador
⚙️ Ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um tipo de roteador Wi-Fi. Na realidade, há pelo menos três alternativas diferentes para você escolher: padrão, dual band e mesh.
O primeiro, como o próprio nome indica, é a opção mais comum. Trata-se dos aparelhos que usam frequência 2.4 GHz. Assim, são recomendados para áreas que demandam uma grande cobertura.
Já os roteadores dual band trabalham com as duas frequências, isto é, 2.4 GHz e 5 GHz. Com isso, o usuário também tem à disposição uma conexão de internet veloz, estável e responsiva.
Por fim, modelos de roteador mesh unem o que há de melhor nos dois mundos. Eles aproveitam o amplo alcance do 2.4 GHz e a qualidade de conexão 5 GHz, por operarem em unidades interconectadas.
Velocidade de transmissão
📈 A velocidade de transmissão é outro ponto importante de considerar antes de definir qual é o melhor roteador Wi-Fi para você. Hoje em dia, vários modelos vem com tecnologias modernas que tornam a rede ainda mais eficiente.
A maioria dos roteadores atuais contam com pelo menos a certificação de Wi-Fi 5. Ela já é suficientemente boa para você ter um ótimo desempenho de conexão no seu lar.
No entanto, já existem opções certificadas com o Wi-Fi 6. Elas trazem uma evolução considerável em comparação a geração passada. Especialmente, em ambientes onde há um grande número de dispositivos conectados.
Quantidade de pessoas ou aparelhos conectados
🧑 Falando nisso, a quantidade de pessoas ou aparelhos conectados são determinantes para escolher o melhor roteador Wi-Fi. Se for alta, o modelo deve ter a capacidade necessária para manter a performance da internet sempre boa.
Por exemplo, lares com dispositivos inteligentes, isto é, assistentes virtuais, fechaduras eletrônicas ou smart plugs, precisam de roteadores que suportam múltiplas conexões sem perder o desempenho.
Tamanho da casa
🏘️ O tamanho da sua casa influencia diretamente na cobertura do roteador. Dessa forma, residências maiores podem exigir roteadores com maior alcance e capacidade de penetrar paredes.
Neste caso, o ideal é comprar um modelo dual band ou mesh. Este último é bem mais prático, pois você tem um bom alcance e qualidade de conexão ao mesmo tempo. Ou seja, não é preciso alternar entre 2.4 GHz e 5 GHz.
Principais benefícios de ter o melhor roteador Wi-Fi em casa
Em geral, ter um dos melhores roteadores Wi-Fi oferece uma série de benefícios para todos os moradores da casa. Seja em momentos de foco, seja em atividades de entretenimento. Entre os principais, destacamos:
Alta velocidade de conexão
💨 Primeiramente, os melhores roteadores Wi-Fi entregam uma alta velocidade de conexão para os usuários. Uma vez que, funcionam por meio de frequências e padrões recentes.
Eles exploram as ondas de 5 GHz, por exemplo. Apesar de ter um alcance baixo, a opção tem um desempenho bem superior quando comparado a frequência de 2.4 GHz.
Da mesma maneira, a certificação Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6 proporcionam uma rápida taxa de transferência. Assim, a rede permanece veloz mesmo em processamentos pesados, como:
- streaming de vídeo em alta resolução;
- jogos online;
- downloads de grandes arquivos.
Excelente cobertura
📐 Além da alta velocidade de conexão, o melhor roteador Wi-Fi fornece uma excelente cobertura para manter o sinal de internet forte e estável por todos os cantos da sua casa.
Desse modo, você não fica sem Wi-Fi só por estar em um cômodo distante do roteador, por exemplo. Inclusive, não é preciso abrir mão da qualidade da rede para ter um amplo alcance. Modelos de roteador mesh já resolvem a questão.
Suporta múltiplas conexões
🎯 Entre as principais vantagens dos melhores roteadores Wi-Fi, também está o suporte a múltiplas conexões. Eles são projetados para atender com eficiência uma grande quantidade de pessoas ou dispositivos ativos na rede simultaneamente.
Com isso, você não tem que revezar o uso da internet. Ainda que precise usá-la para baixar um arquivo grande, a qualidade da rede para o restante dos moradores ou aparelhos não será reduzida.
Fácil controle e gerenciamento
Roteadores avançados ainda possibilitam um fácil controle e gerenciamento da rede Wi-Fi. A configuração é bem intuitiva. Em instantes, você ajusta a operação do aparelho em um aplicativo móvel.
🧒 Por exemplo, alguns toques na tela do smartphone já são o suficiente para você limitar o tempo online de seus filhos (a). Assim como, bloquear sites impróprios para impedi-los de acessá-los.
Segurança aprimorada
🔒 Poucos sabem disso, mas até mesmo a segurança da rede é aprimorada com um bom roteador Wi-Fi. Vários dos principais modelos vem equipados com recursos de proteção de alto nível, como:
- criptografia;
- firewall;
- antivírus.
Além disso, as melhores opções de roteador recebem atualizações de firmware periodicamente. Sendo assim, há pouca ou nenhuma chance de cibercriminosos invadirem a rede ou dispositivos conectados.
Perguntas frequentes
Quanto custa um roteador bom?
Em média, o melhor roteador Wi-Fi para atender suas necessidades custa entre R$ 300,00 e R$ 700,00. O preço varia de acordo com as funções e tecnologias de cada opção disponível no mercado.
Qual é a melhor marca de roteador?
Existem várias boas marcas de roteador no mercado. As que mais se destacam, porém, são: TP-Link, Intelbras e Huawei. Se o modelo for de uma das empresas, compre sem medo.
Qual o melhor lugar da casa para colocar o roteador?
O melhor lugar para posicionar seu roteador Wi-Fi é no centro do ambiente. Com isso, o sinal da rede se distribui eficientemente no espaço e evita que cômodos fiquem sem a cobertura devida.